quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Monsenhor Valdeci concede entrevista ao Paroquiademagalhaes e reafirma compromisso com as causas sociais


A poucas horas de sua ordenação, monsenhor José Valdeci nos recebeu na casa paroquial e gentilmente nos concedeu uma entrevista, onde falou da alegria de estar sendo ordenado e dos desafios de sua missão como novo bispo da diocese de Brejo. Veja na íntegra a entrevista:

Blog: Monsenhor, foi um surpresa para o senhor essa indicação ao episcopado para a diocese de Brejo?

Mons. Valdeci: Claro que foi uma surpresa né, porque eu vou fazer 16 anos de padre e fiz sempre minha caminhada normal. Então quando surge essa indicação sempre pra gente é uma surpresa. Mas, no entanto, acreditando na graça de Deus, a gente assume a missão.

Blog: Ao que o senhor atribui essa nomeação?
Mons. Valdeci: Olha, as pessoas quando me perguntam ao que atribuo eu digo: eu acho que não fiz nada de extraordinário. Sempre me esforcei pra vivenciar o meu sacerdócio, me esforcei, cumprindo a minha missão. Então foi nessa linha. Acho que não tem outra coisa extraordinária.

Blog: Pelo que o senhor já conhece da diocese de Brejo, quais o senhor considera os principais desafios no seu episcopado?
Mons. Valdeci: Eu diria que alguns desafios. Por exemplo, eu já refleti um pouco e já encontrei com os padres, e naquela avaliação que a gente fez entra a questão do agronegócio, a devastação das matas, também muitos trabalhadores indo trabalhar em São Paulo, deixando a família. Então, são alguns desafios que a gente percebe. Mas é claro, a partir de uma avaliação mais correta, juntamente com os padres, com os representantes de grupo, de movimento e pastorais, vamos ver algumas indicações por onde a gente possa caminhar.

Blog: Hoje é um dia muito especial, tanto para o senhor, quanto pra nossa diocese que vai receber um novo pastor. Para o senhor, qual o sentimento que traduz esse momento?
Mons. Valdeci: É o sentimento de alegria, ao mesmo tempo sabendo dessa responsabilidade que estou assumindo. Mas com certeza confio no Espírito Santo, confio na graça de Deus e, sobretudo, também na presença dos irmãos e irmãs que fazem parte de nossa diocese.

Blog: O senhor é muito conhecido pela sua luta em defesa dos pobres, pelo seu lado social. O senhor vai manter essa linha no seu episcopado?
Mons. Valdeci: Olha, eu acho que o evangelho nos impulsiona pra isso. Jesus diz: “eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. Eu escolhi como lema o capítulo 10, versículo 11 de João: “o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas”. Então, eu acho que essa é exatamente a nossa missão. Nesse sentido, diante dos desafios, não abandonar os pobres, não abandonar aqueles que a gente cuida, mas caminhar junto. Então, eu acho que é o próprio evangelho que nos impulsiona nessa linha para assumir os desafios que irão se manifestar pela nossa frente. E digo mais uma vez: não estou só. Então, confio também em cada um e em cada uma que está na diocese de Brejo.

Blog: Que mensagem o senhor deixa para nossa diocese que o vai receber agora no próximo dia 28?
Mons. Valdeci: A mensagem que deixo é exatamente essa confiança em Deus. Queremos caminhar juntos e assim acreditar que um novo mundo, que uma nova sociedade é possível, com base na palavra de Deus e no seguimento de Jesus Cristo como discípulos e discípulas.

Um comentário:

  1. É isso mesmo que nos leva no caminho seguro, não esquecendo que o Nosso Senhor,sempre defendeu os mais pobres, os sem voz e os sem vez de nossa sociedade.
    vamos enfrente Dom Valdecir!
    Deus Seja Louvado!
    Pe. Oriosvaldo
    pároco de magalhães de Almeida

    ResponderExcluir