sábado, 13 de agosto de 2011

Paróquia celebra tríduo de São Tarcísio



Começa hoje, às 19h30, o tríduo de São Tarcísio. A novena será celebrada hoje na Igreja Santo Antônio, amanhã na Mãe do Salvador e na segunda feira novamente na Santo Antônio. É a primeira vez que a paróquia promove a festa de São Tarcísio, patrono dos acólitos e ministros da Sagrada Comunhão.

História
São Tarcísio viveu no século III. Era coroinha no ano de 258 em Roma. Nesse período a Igreja Católica sofria grande perseguição do império romano. Os cristãos eram a presos e ficavam à espera da sentença. Na véspera da morte, era permitido receber visita, momento em que os cristãos levavam a eucaristia para fortalecer os prisioneiros.

Consta que durante uma missa, São Tarcísio, que era coroinha, se ofereceu para levar a eucaristia aos cristãos presos. O sacerdote relutou, mas acabou aceitando e orientou a Tarcísio que não deixasse nenhum pagão tocar no Santo Mistério. No caminho, São Tarcísio foi abordado por jovens pagãos que fizeram de tudo para retirar a sagrada comunhão dos braços do menino, chegando ao cúmulo de o açoitarem até ele desmaiar. São Tarcísio, no entanto permaneceu de braços cruzados e não deixou profanarem o Corpo de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado cristão, que chegou no momento do espancamento. Tarcísio morreu no caminho, nos braços do soldado. À época, tinha aproximadamente 12 anos de idade. A festa de São Tarcísio é celebrada no dia 15 agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário