terça-feira, 25 de outubro de 2011

Diocese participa de encontro de formação da CF 2012


Pe. Lúis Carlos, assessor do encontro


No ultimo fim de semana – de 21 a 23 de outubro - a diocese de Brejo participou do encontro de formação para a Campanha da Fraternidade 2012. O evento foi realizado no Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM) na cidade de Bacabal. Ao todo foram nove representantes diocesanos das paróquias Coelho Neto, Brejo, Magalhães de Almeida, São Bernardo e Urbano Santos.

O encontro foi promovido pela CNBB Regional NE 5 e assessorado pelo Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade, Pe. Luís Carlos Dias. A CF do próximo ano tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).

As onze dioceses presentes apresentaram as ações concernentes à CF 2011. Brejo destacou a Caminhada Verde, realizada no mês de março, entre as cidades de Coelho Neto e Duque Bacelar, e o seminário diocesano ocorrido em junho, na cidade de Brejo, onde foram discutidos os problemas ambientais do Baixo Parnaíba.

A formação se deu em torno do Texto base da CF 2012. Pe. Luís Carlos destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando que apesar dos problemas, o SUS é um dos melhores sistemas de saúde do mundo por visar um atendimento universalizado. “Se ficarmos somente jogando pedra no SUS estaremos dando munição para a privatização da saúde”, enfatizou.

Ao final, as equipes apresentaram suas propostas para trabalhar nas dioceses. A equipe da diocese de Brejo propôs a ampliação e o fortalecimento das equipes paroquiais de campanha da fraternidade, capacitação para conselheiros municipais de controle social e a realização de fóruns e seminários para discutir a saúde pública nos municípios.
Apresentação da equipe da diocese de Brejo



Equipe de Brejo

Dom Armando, Bispo de Bacabal, fez a abertura do encontro

Equipe da diocese de Brejo discute ações da CF

Nenhum comentário:

Postar um comentário