quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Diocese de Brejo Comemora 40 anos



A diocese de Brejo comemorou, no último sábado, 08, 40 anos de fundação. O evento foi realizado no ginásio esportivo do Planalto do Zé Gomes e contou com homenagens, oficinas e a celebração da Santa Missa, presidida por D. José Valdeci. O encontro culminou com uma caminhada de cinco quilômetros até a catedral de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Brejo.

Aproximadamente duas mil pessoas compareceram ao evento, entre elas caravanas de várias paróquias, padres, seminaristas, freiras e familiares de Dom José Valdeci. Também estiveram presentes Dom Valter Carrijo, bispo emérito de Brejo, Dom Emenésio Ângelo, de Balsas, Dom Xavier Gilles, bispo emérito de Viana e Dom Manuel Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE).

No discurso de abertura, dom José Valeci, que está no comando da diocese há pouco mais de um ano, convidou os presentes a refletir sobre a importância da missão. “Que esse dia seja para nós não só um dia de comemorativo, mas também um dia para refletirmos sobre nossa atitude de missionários e missionárias de Cristo”, destacou o bispo.

As oficinas foram realizadas pela manhã, contemplando os temas religiosidade popular, comunidades eclesiais de base (CEB’s) e missão. Na socialização das oficinas, Dom Edmilson da Cruz enfatizou a questão do voto consciente para uma sociedade melhor. “Quem vota em político corrupto, vota na morte”, repetiu várias vezes o bispo.

 Já o Pe. Humberto Guidotti falou da importância do Documento de Aparecida para a missão da Igreja, destacando o papel do leigo nesse projeto. “A missão é feita com as mãos dos que trabalham, com os joelhos dos que rezam, com os pés dos que caminham, com o coração dos que amam”, finalizou.

Na homilia, Dom Valdeci lembrou a situação de pobreza da região na qual está inserida a diocese, o Baixo Parnaíba. Ele convidou os irmãos a buscar força na palavra de Deus para lutar pela vida e pela dignidade humana. “Hoje somos convidados e convidadas a nos fortalecermos no projeto de Deus, que é um projeto de vida em plenitude,”.

O evento foi encerrado com a bênção e a queima de fogos na praça da catedral de Nossa Senhora da Conceição.

A data oficial da fundação da diocese é dia 14 de setembro. Nessa data, em 1971, a diocese foi desmembrada da arquidiocese de São Luís. Dom Afonso Lima e Dom Valter Carrijo foram os dois primeiros bispos de Brejo. Em 28 de agosto de 2010, toma posse Dom José Valdeci, sendo o terceiro bispo da diocese que tem hoje 16 paróquia e 21 municípios em sua área de abrangência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário