quinta-feira, 17 de abril de 2014

O verdadeiro sentido da páscoa


Por: José Claudio S. Costa

Chegamos a mais uma Semana Santa. Muitos vão viajar, outros vão ficar em casa. Para uns é um momento especial de reflexão, de ir à Igreja, de participar das atividades religiosas. Para outros, infelizmente para a grande maioria, não passará de mais um feriadão prolongado onde a diversão é a regra. O que nos chama a atenção é notar que o verdadeiro sentido da páscoa ficou esquecido para a maioria dos nossos católicos. A paixão, morte e ressurreição de Jesus parece ser apenas um acontecimento histórico e que hoje estaria restrito aos religiosos conservadores, ou mesmo coisa de gente do interior que ainda não assimilou a modernidade (ou pós-modernidade).

Se perguntarmos às pessoas o que a páscoa vos lembra, certamente grande parte vai  fazer menção ao ovo da páscoa, coelho, chocolate ou coisas do tipo. Outros vão lembrar das comidas típicas. E onde fica Jesus nessa história? Até mesmo quem vive a religião pode ainda não ter assimilado o real sentido desse momento.

A páscoa é o momento ápice da Igreja, é o tempo mais importante do ano litúrgico. Na Quinta-Feira Santa celebramos a instituição da Eucaristia, ou seja, celebramos a nova aliança que Jesus fez conosco, nos redimindo do pecado pelo seu sacrifício de amor. Recordamos a primeira páscoa dos judeus e a nova páscoa; a primeira libertação e a nova libertação. Ao mesmo tempo, ao lavar os pés dos discípulos, Ele nos ensina que devemos ser servos uns dos outros, pois essa é a melhor forma de viver o amor.

Na Sexta-Feira, celebramos a consumação dessa paixão ao recordar a morte de Jesus na cruz. Mais do que nos solidarizarmos com o seu sofrimento, celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado. Ele nos ensina o verdadeiro sentido do amor, do perdão e da misericórdia. Só assim podemos vencer o pecado: obedecendo a Deus e sendo misericordioso uns com os outros.

Mas nenhum sacrifício faria sentido se não houvesse ressurreição. No Sábado Santo, a Igreja celebra a vigília pascal, a proclamação da ressurreição, isto é, da vitória da vida sobre a morte. Ao ressuscitar Cristo também nos chama a ressuscitar com ele. Eis aqui a nossa esperança, a ressurreição é a grande espera de todo cristão. Da mesma forma, no Domingo da Páscoa recordamos a alegria de Cristo ressuscitado presente no meio de nós, nos incentivando a continuar sua missão.

No entanto, poucos de nós paramos para refletir que ao sermos batizados nós já experimentamos a páscoa. Como diz São Paulo na carta aos Romanos (6, 4), pelo batismo fomos sepultados com Cristo e ressurgimos com Ele para uma nova vida. Para isso é necessário permanecermos unidos a Ele.

Na páscoa, mais do que recordamos os fatos passados, celebramos essa permanência com Cristo. Quando nos afastamos da Igreja, dos sacramentos, da vivência cristã, nos afastamos de Cristo e esvaziamos o sentido da Semana Santa. A páscoa é para nós a coroação de uma nova vida em Cristo, uma vida que a cada dia faz mais sentido, pois temos a certeza que Ele (Cristo) é o único caminho que nos leva à ressurreição, que nos reconcilia com Deus e que nos dá a salvação.

Se cada um de nós, cristãos católicos, refletisse sobre o verdadeiro sentido da páscoa, certamente nosso comportamento nessa semana seria mais santo e menos pagão. Não nos preocuparíamos tanto com nosso ego, com nossas vaidades, mas teríamos em nós a chama do amor que nos ensina a repartir, a perdoar, a servir uns aos outros. Quando entendermos a dimensão do amor de Cristo, entenderemos o verdadeiro sentido da páscoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário