segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mensagem de Dom Valdeci sobre as Eleições Municipais 2012



MITRA DIOCESANA DE BREJO
Praça Benedito Leite, 166, Centro Fone: (98) 3472-1151
CEP: 65.520-000  Brejo – MA - Brasil



                                                                    “O bom pastor dá sua vida por suas ovelhas”. (Jo 10, 11)


Mensagem sobre as Eleições Municipais 2012

                                                                                                         

Caríssimos padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas,


Dada a importância da política como bem comum e das eleições como parte do processo democrático, quero expressar algumas idéias sobre este acontecimento tão importante para a sociedade democrática.
Estamos nos aproximando das eleições municipais onde somos chamado(as)s de maneira específica a exercer nossa cidadania através do voto, escolhendo de forma consciente nossos representantes. Diz o papa Bento XVI: “em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito que também é dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum” (mensagem do papa aos bispos do Maranhão Regional Nordeste V por ocasião da visita ao Vaticano dia 28/10/2010).
O exercício da cidadania nos leva a refletir e pedir que o Espírito de Deus nos ajude a ter critérios para escolha dos nossos candidatos, como diz a mensagem da CNBB sobre as eleições municipais de 2012. “Os candidatos devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendado pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitos em contínuo diálogo entre poder local e suas comunidades”.
A mensagem da CNBB nos alerta também para as leis de iniciativa popular. “Ajuda-nos nesta tarefa instrumentos como a lei 9.840/1999, fruto da iniciativa popular que se organizou para combater a corrupção eleitoral e a compra de votos e a lei 135/2010, conhecida como lei da ‘Ficha Limpa’, cuja constitucionalidade foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal. Aos eleitores cabe ficarem de olhos abertos para a ficha dos candidatos e espera-se da sociedade a mobilização, como já ocorre em vários lugares, explicitando a necessidade de a ‘Ficha Limpa’ ser aplicada também aos cargos comissionados para uma maior consolidação da democracia. Desta forma, dá-se importante passo para pôr fim a corrupção que envergonha o nosso país”.
Sendo a política uma forma democrática que nos oferece esperança para construir uma sociedade justa, é normal que desperte em nós a vontade de participar ativamente do processo eletivo. Aos padres, religiosos e religiosas cabe observar o cânon 285 e dialogar com o bispo, mas, ao mesmo tempo compete aos mesmos orientar os nossos leigos e leigas, daí a importância de proporcionar estudo sobre Fé e Política, debate dos candidatos tanto do executivo quanto do legislativo, trazendo temas como: saúde, educação, segurança, trabalho, habitação, saneamento básico, ecologia, leis ambientais do município e outros.
Às nossas lideranças leigas que exercem um cargo diante das pastorais, comunidades, grupos e movimentos, cabe se perguntarem: Por que ser candidato? É simplesmente por vontade minha? A minha decisão passou por uma discussão de base? O que me motivou a ser candidato? Quero defender apenas meus interesses e da minha igreja? Tenho consciência de que meu compromisso é com toda população do município? A minha prática e testemunho como liderança deve ter um peso ético, coerente, pautado na prática da justiça e entranhado pelo Espírito que conduziu Jesus de Nazaré (Lc 4, 14-21).
Sendo a política um bem comum acredito que nossas lideranças deverão estar abertas para discutir as questões municipais com todos os segmentos da sociedade. Sendo assim, assumir uma candidatura seja no executivo ou legislativo exige empenho e disponibilidade. Consciente desta responsabilidade aconselho nossas lideranças que concorrem a um cargo eletivo em 2012 a licenciar-se da função que lhe foi confiada pela comunidade eclesial, para assim, poderem dedicar-se com maior empenho na sua campanha eleitoral com mais liberdade e abertura para toda realidade municipal.
A todos aqueles e aquelas que se colocam nesta disponibilidade para concorrer nas eleições municipais de 2012 quero desejar que de fato assuma a sua missão de cristão e cristã no empenho por uma sociedade justa e fraterna em defesa da vida, “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10).

Com as bênçãos de Deus!

                                                                                                                     Brejo, 03 de julho de 2012



                               Dom José Valdeci Santos Mendes
                                   Bispo da Diocese de Brejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário