quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Caminhada abre o festejo de São Sebastião













Começou hoje, com a procissão luminosa, o festejo de São Sebastião 2011. A caminhada saiu às 17h30 do posto de gasolina no início da cidade até à Igreja Mãe do Salvador. Na chegada, foi celebrada a missa de abertura pelo bispo Dom Valdeci.
A pesar do tumulto criado por um grupo de pessoas favoráveis ao retorno do mastro na programação do festejo, a procissão transcorreu com tranquilidade com a presença de muitos católicos.
A partir de agora, as missas e demais atividades realcionadas ao festejo de São Sebastião serão realizadas na Igreja Mãe do Salvador. O Padre Oriosvaldo tomou a decisão ao saber que um grupo de pessoas iria levantar o mastro na praça da Igreja Santo Antônio. "No ano passado não foi levantado mastro e o festejo ocorreu sem problemas. Este ano também foi combinado que não haveria mastro. Então, se levantarem o mastro na praça da igreja, o festejo será transferido para a Igreja Mãe do Salvador".Como os insurgentes não acataram a decisão da Igreja, a paróquia teve que transferir a festa de São Sebastião para a outra igreja.
No ano passado, a paróquia tentou transferir a festa de São Sebastião para a Igreja Mãe do Salvador, por apresentar uma melhor estrutura. Como a adesão não foi total, o Padre Oriosvaldo apresentou a ideia de construir uma concha acústica na praça da Igreja Santo Antônio. A proposta foi aceita por todos e ficou combinado que o festejo seria realizado nas dependências da Igreja Santo Antônio, porém o mastro seria substituído pela procissão luminosa. No entanto, o mesmo grupo que resistiu à mudança de local do festejo insistiu em realizar o levante do mastro. Isso fez com que a paróquia revisse sua decisão e transferisse o festejo para a Igreja Mãe do Salvador.
A Igreja Católica de Magalhães de Almeida esclarece que não quer a divisão entre seus membros, mas é necessário que haja obediência e respeito da parte dos fiéis. A verdadeira tradição é o Evangelho e São Sebastião foi o seu fiel cumpridor. Tanto que morreu por causa dele, desafiando o império romano e se tornando mártir da Igreja. Foi por obediência a Jesus Cristo e à Igreja que ele se tornou mártir. O cristão católico obedece e serve a sua igreja e não tenta desmoralizá-la. O verdadeiro católico de Magalhães de Almeida estará firme com a sua Igreja e jamais a abandonará.
O mastro é uma invenção humana, não tem nenhum fundamento no Evangelho e muito menos valor sacramanental. A partir do momento que não tem o apoio da Igreja, se torna uma atividade pagã. Aquele que quiser buscar a Cristo o buscará na palavra de Deus e na Eucaristia.
A programação do festejo seguirá normalmente, só muda de endereço. Se você é católico praticante, conhece a Igreja e o Evangelho, estará no festejo da Igreja. Contamos com sua presença e participação.


2 comentários:

  1. ja que a igreja de são sebastião não serve mais para os seus propositos eu pessoalmente acho que ali daria uma boate massa kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Que Deus tenha piedade de Você "mundo dos empreendedores".

    ResponderExcluir