segunda-feira, 30 de abril de 2012

Encerramento do Congresso do MJ

Missa de encerramento do VI Congresso do MJ

Terminou ontem por volta das 14h o VI Congresso do Ministério Jovem em Magalhães de Almeida. Após dois dias de muita pregação e louvor, os mais de 200 jovens voltaram para suas casas com o espírito renovado. A Missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Oriosvaldo e concelebrada pelo Pe. Américo, de Santa Quitéria.

Distribuição da Santa Eucaristia

Cleonice, coordenadora diocesana do MJ

Igo, coordenador do MJ de Magalhães de Almeida agradece a participação e empenho de todos

Padres Oriosvaldo e Américo

Após as atividades, um saboroso almoço para os jovens

sábado, 28 de abril de 2012

Missa dá início ao VI Congresso do Ministério Jovem

Começou hoje, às 8h, com a celebração da Santa Missa, o VI Congresso Diocesano do Ministério Jovem da RCC. A celebração foi presidida pelo Pe. Orlando, de Urbano Santos, e concelebrada pelo nosso pároco, Pe. Oriosvaldo. O evento acontece no Tropical Club, em Magalhães de Almeida e vai até amanhã, domingo, encerrando com o almoço e lazer na Lagoa do Bacuri.

Todos estão convidados para esse momento de encontro com Cristo através da escuta da palavra, do louvor e adoração ao Nosso Senhor Jesus Cristo.







Jovem Rodrigo dé testemunho de conversão



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Programação do VI Congresso Diocesano do Ministério Jovem – RCC

Será realizado em nossa paróquia, nos dias 28 e 29 de abril, o VI Congresso do Ministério Jovem da RCC. A juventude está convidada para esse grande evento de muito louvor, adoração e graça.



Sábado Manhã: 

6H30Min

CAFÉ


7H30Min

TERÇO MARIANO


8H

SANTA MISSA


9H30Min

LOUVOR


9H50Min

I PREGAÇÃO


10H50Min

INTERVALO


11H10Min

ADORAÇÃO AO SANTISSIMO SACRAMENTO

12H

ALMOÇO


 Sábado Tarde:


13H40Min

TERÇO DA DIVINA MISERICORDIA


14H

LOUVOR


14H20Min

II PREGAÇÃO


15H20MiN

INTERVALO


15H40Min

III PREGAÇÃO


16H40Min

ARRASTÃO NAS RUAS DE MAGALHÃES DE ALMEIDA


18H

JANTAR

  Sabado Noite:



NOITE CULTURAL

 Domingo manhã:


6H30Min

CAFÉ


7H30Min

TERÇO MARIANO


8H

LOUVOR  e ORAÇÃO


8H30Min

IV PREGAÇÃO



9H30Min

INTERVALO


10H


V PREGAÇÃO


11H


TESTEMUNHO


11H30Min


MISSA DE ENCERRAMENTO




ALMOÇO


CONFRATERNIZAÇÃO NA LAGOA DO BACURI


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Em nota CNBB repudia decisão do STF de legalizar aborto de anencéfalos



Conferência Nacional dos bispos do Brasil, logo após a conclusão do julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54, emitiu nota oficial  lamentando a decisão. No texto, os bispos afirmam que "Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso".
Leia a integra da Nota:

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”
Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.

Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.

Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!

A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe.   Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção

Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.

A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mensagem de Páscoa


Mensagem de páscoa de nosso bispo diocesano Dom Valdeci Santos Mendes
 
“Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Mc 16, 7).

Caríssimos irmãos e irmãs, 

É com alegria que neste tempo pascal faço chegar a todos e a todas, esta mensagem. Somos povo de Deus da diocese de Brejo no Baixo Parnaíba, terra marcada por dificuldades e conquistas, fracassos e vitórias, sinais de morte e sinais de vida. Mas, somos povo de Deus neste chão e impulsionado pela força do Cristo Ressuscitado tenhamos ânimo para dizer:

“Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá a vossa frente, na Galiléia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Mc 16, 7).

Ir a Galiléia não é só um retorno àquela terra e tão pouco reler o primeiro capítulo de Marcos, mas, sobretudo, perceber que sendo a Galiléia um lugar do povo marginalizado, é lá que Jesus começa a sua missão e escolhe os primeiros discípulos (Mc 1, 16). Portanto, ir à Galileía é perceber que ainda temos um alto índice de analfabetismo em nossa região, é perceber a política agrícola voltada para o agronegócio que destrói a natureza e expulsa lavradores e lavradoras de suas terras, é perceber os nossos jovens que estão à margem da sociedade, sem emprego, sem lazer, muitas vezes no mundo da prostituição, das drogas, da violência, tornando-se objeto de manipulação nas mãos dos políticos quando é tempo de eleição, é perceber que a saúde pública de qualidade ainda não chegou para os mais pobres, é perceber todo descaso para com nossas cidades, de modo especial os bairros quase sem nenhuma infraestrutura para uma vida digna, é sentir a necessidade de que diante das dores e sofrimentos, devemos ter coragem de anunciar:

“Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galiléia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Mc 16, 7).

Caríssimos irmãos e irmãs, a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo nos mostra que a morte não venceu, mas, pelo contrário, prevalece a vida. Por isso, devemos como discípulos e discípulas de Cristo, ter a mesma perspicácia de “Maria Madalena e Maria a mãe de Tiago e Salomé” (MC 16, 1) de irmos aos lugares que nos parecem fracasso, derrota, (túmulo) e termos curiosidade para tirarmos os obstáculos (pedras), entrar nas situações de morte (túmulos) para constatar a vida e termos coragem de proclamar:

“Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galiléia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Mc 16, 7).

Caríssimos padres, religiosos, religiosas, leigos, leigas e seminaristas, de nossa diocese e todo povo de Deus, convicto da nossa fé em Cristo, tenhamos a clareza de que o Ressuscitado caminha à nossa frente e nos fortalece pela força do Evangelho para enfrentarmos com confiança as dificuldades, as injustiças e tudo o que ameaça a vida humana e do planeta. Que as urgências, prioridades e ações pastorais de nossa igreja sejam como termômetro para nos conduzir na pastoral, seguindo as pegadas do Cristo Ressuscitado sendo suas testemunhas nas Galiléias do mundo de hoje.
“Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galiléia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito” (Mc 16, 7).

Que Cristo Ressuscitado vos abençoe. Feliz Páscoa!
 
Fraternalmente,

Dom José Valdeci Santos Mendes
Bispo Diocesano