sábado, 31 de março de 2012

Convite


Convidamos todos os fiéis católicos de Magalhães de Almeida para a programação especial da semana Santa.
Neste domingo, às 7 horas da manhã haverá a bênção dos ramos na Praça da Igreja Santo Antônio, seguindo com a procissão até a Igreja Mãe do Salvador, onde será celebrada a Santa Missa.
Na segunda-feira, dia 02, haverá celebração penitencial e confissão auricular para todos os fiéis, às 7 horas da noite na Igreja Mãe do Salvador. Teremos a presença de vários padres da nossa diocese.
Durante a Semana Santa haverá uma programação especial. Participe, traga sua família e venha celebrar conosco o mistério pascal.

Programação da Semana Santa


01/04 – 07h: Bênção dos Ramos Praça da Igreja Santo Antônio, seguida de procissão para a Igreja Mãe do Salvador. Na chegada, celebração da Santa Missa.
               16h: Missa de Ramos no Alto do Cedro
               19h30: Missa de Ramos nas Melancias
02/04 - Segunda-Feira - 19h: Celebração Penitencial na Igreja Mãe do Salvador
05/04Quinta-Feira Santa
               16h: Missa do Lava Pés nas Melancias, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento
               19h30: Missa na Igreja Mãe do Salvador, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento
06/04 – Sexta-Feira Santa
               15h: Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Mãe do Salvador
07/04 – Sábado Santo
               18h: Missa nas Melancias
               21h: Missa na Igreja Mãe do Salvador
08/04 – Domingo da Páscoa
              08h: Missa no Curralinho
              09h30: Celebração de batizados na Igreja Santo Antônio
              10h: Missa no Alto do Cedro
              19h30: Missa na Igreja Mãe do Salvador

ESCALA DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO NA COMUNIDADE MELANCIAS
18h às 20: Jovens
20h às 22h: Movimento Mãe Rainha
22h às 00h: Terço dos Homens
00h às 02h: Pastoral do Dízimo
02h às 04h: Legião de Maria
04h às 06h: Todos os Grupos

ESCALA DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO EM MAGALHÃES DE ALMEIDA
21h às 22h: Acólitos
22h às 23h: Ministros
23h à 00h: Catequese
00h à 01h: Mãe Rainha
01h às 02h: Terço dos Homens
02h às 03h: Ministério Jovem
03h às 04h: RCC
04h às 05h: Legião de Maria
05h às 06h: Apostolado da Oração
06h às 07h: todos os grupos                         

sexta-feira, 30 de março de 2012

Missa dos Santos Óleos reúne católicos de diversas paróquias de Brejo

Bênção do óleo do Crisma
 Uma multidão de fieis, vinda de várias paróquias, participou ontem à noite da Missa dos Santos Óleos, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Brejo. Dom Valdeci presidiu a Eucaristia, concelebrada pelos demais padres ali presentes. A acolhida às paróquias participantes aconteceu no seminário diocesano com um jantar, às 18h. 

A missa dos santos óleos acontece todos os anos por ocasião da semana santa. É um momento para renovação dos votos dos presbíteros e bênção dos óleos sagrados (óleo do crisma, óleo dos catecúmenos e óleo dos enfermos) pelo bispo.

Procissão de Abertura

Dom Valdeci na Procissão de Entrada

Fieis lotam a catedral Nossa Senhora da Conceição

Clero de Brejo reunido na Missa dos Santos Óleos

Missa dos Santos Óleos

Eucaristia

Distribuição da Eucaristia

sexta-feira, 23 de março de 2012

Programação da passagem da cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora por São Bernardo


Confira abaixo a programação do dia 03 de abril para a passagem dos símbolos religiosos da JMJ por São Bernardo (MA).
Programação:
14h: Concentração e acolhida na Praça 29 de Março (Praça de Eventos)
14h30: Chegada do Ícone de Nossa Senhora e da Cruz da Jornada Mundial da Juventude
15h: Caminhada até o Santuário São Bernardo
15h30: Apresentação das Paróquia (10 minutos cada apresentação)
     1ª Paróquia - Araioses
     2ª Paróquia - Tutoia
     3ª Paróquia - Paulino Neves (cidade)
     4ª Paróquia - Magalhães de Almeida
17h: Santa Missa na Praça Vale da Luz
18h30: Saída da Cruz para a Catedral de Brejo

No trajeto até o Santuário estão previstas paradas nas escolas Cônego Nestor de Carvalho Cunha e Dr. Henrique Couto e visita aos presos na delegacia.

terça-feira, 20 de março de 2012

Cruz Peregrina da JMJ e Ícone de Nossa Senhora estarão em São Bernardo dia 03 de abril

Logo Oficial da JMJ 2013
 A cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora passarão pela diocese de Brejo nos dias 03 e 04 de abril. A primeira cidade da diocese a receber os símbolos religiosos será Coelho Neto, no dia 03 de abril, pela manhã. No mesmo dia segue para São Bernardo. A chegada está prevista para as 15h, onde permanece até as 18h. A concentração acontece na Praça de Eventos da Cidade. Na programação está prevista a acolhida, caminhada até a praça da Igreja Matriz, onde acontece as apresentações dos jovens das paróquia ali presentes, celebração da Santa Missa e queima de fogos. Estarão reunidos em São Bernardo os católicos da cidade anfitriã e também de Araioses, Tutoia, Água Doce, Paulino Neves, Magalhães de Almeida e Santa Quitéria.

De São Bernardo, a Cruz e o ícone seguem para Brejo, onde será feita uma vigília durante toda a noite. No dia seguinte vão para chapadinha e Urbano Santos. E no dia dia 5, os símbolos serão entregues à Diocese de Coroatá.

Um comitiva composta pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Valdeci, e jovens acompanhrão os símbolos por toda a diocese.

A Cruz da JMJ foi entregue aos jovens de todo o mundo em abril de 1984, por ocasião do enceramento do Ano Santo, promulgado pelo Papa da época e agora beato, João Paulo II. A cruz ficou exposta na Praça de São Pedro entre março de 1983 e abril de 1984. Desde que foi entregue aos jovens, a cruz peregrina já percorreu vários países do mundo, como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Em 2003, João Paulo II doou o segundo símbolo aos jovens. Trata-se do ícone de Nossa Senhora, uma réplica da imagem de Maria, encontrada na primeira basílica para Maria Mãe de Deus, sendo então incorporado às peregrinações com a cruz.

No Brasil, a peregrinação acontece por todas as dioceses até chegar, em julho de 2013, à cidade do Rio de Janeiro, sede da Jornada Mundial da Juventude.

As JMJ acontecem desde 1986 e foram idealizadas pelo Papa João Paulo II. Em uma carta ao cardeal Eduardo Francisco Pironio, João Paulo II afirma: “O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” As JMJ são realizadas a cada dois ou três anos reunindo milhares de pessoas em uma semana de eventos para os jovens e com os jovens e com a presença do Papa.

A primeira Jornada Mundial da Juventude foi sediada em Roma - Itália (1986).  De lá para cá, aconteceu nas cidades de Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa - Polônia (1991), Denver - Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris - França (1997), Roma - Itália (2000, Jubileu), Toronto - Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005), Sidney - Austrália (2008) e Madri – Espanha (2011).
 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Abertas as inscrições para o batismo

A Pastoral do Batismo comunica que estão abertas as inscrIções para os batizados. As reuniões ocorrerão nos dias 24 e 31de março, às 9h, na Igreja Mãe do Salvador. Os batizados estão previstos para serem realizados no Domingo da Páscoa, dia 08 de abril, pela manhã, podendo até a última reunião ser alterada a data.

Para se inscrever é necessário comparecer à secretaria paroquial levando a certidão de nascimento da criança a ser batizada e os nomes e endereços dos padrinhos.

Padrinhos que vierem de outra paróquia deverão trazer declaração do padre de suas respectivas paróquias.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de março. É necessário que os pais e padrinhos participem das reuniões para poderem participar do sacramento.

terça-feira, 6 de março de 2012

Disponível texto base da Campanha da Fraternidade


A Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema a Saúde Pública e nos convida a refletir sobre a realidade da saúde pública no Brasil. O lema, "que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8), é um convite para tenhamos um respeito maior pela vida e busquemos viver o paradigma do cuidado a exemplo do próprio Jesus que sempre esteve ao lado dos mais pobres, dos doentes, dos mais necessitados e excluídos.

Nesse sentido é importante que nós católicos conheçamos as propostas do texto base da CF, o qual se encontra disponível para download. Agora você pode ter acesso ao conteúdo produzido pela CNBB. O documento está dividido em três partes principais: ver, julgar e agir. Na parte do ver encontramos um breve panorama da realidade da saúde pública no país e a importância do SUS para a democratização do acesso à saúde. Já na segunda parte temos textos que refletem à luz da palavra de Deus a questão da saúde. E na terceira parte nos são apresentadas propostas e apontamentos de ações para serem realizadas no âmbito da campanha.

Vale a pena conferir.

O texto está disponível também no site da CNBB. Ver link: http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade