quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SOS ÁFRICA


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).
A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.
Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.
Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.
Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".

O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência". 
Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16
Mais informações: http://www.caritas.org.br

Fonte: CNBB

Quem puder, por favor não deixe de fazer a sua contribuição. A prática do Evangelho é, sobretudo, a prática da caridade com os que mais precisam. Leve essa mensagem adiante e ajude a divulgar essa campanha.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11ª Romaria da Terra e das Águas reúne milhares de pessoas em Açailândia



Aproximadamente 10 mil pessoas se reuniram no último fim de semana no distrito de Pequiá, município de Açailândia (MA) para celebrar a 11ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão. O evento foi organizado pela Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) tendo como tema “Terra, água, direitos: resistir, defender, construir”, e como lema “Precisamos destruir as forças que destroem o planeta”(cf. Ap 11, 18 c).

Todas as 12 dioceses da Regional NE 5 enviaram representantes. A diocese de Brejo marcou presença no encontro com uma caravana de 68 pessoas.

A romaria foi um protesto contra o modelo de desenvolvimento que visa somente o lucro e não se preocupa com a qualidade de vida da população nem respeita o meio ambiente. Pequiá foi escolhido para sediar o evento justamente por ser um exemplo dessa realidade. Lá os moradores sofrem com a estrada de ferro da Vale e com a instalação de siderúrgicas, que poluem o ar e contaminam as águas, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população.

Na noite de sábado (10/11), foi celebrada a Santa Missa, presidida por D. Gilberto Pastana, Bispo de Imperatriz, e concelebrada por outros oito bispos e mais de 70 padres ali presentes. Em seguida, houve a vigília, onde as dioceses, movimentos e pastorais realizaram manifestos e apresentações culturais enriquecendo e animando a noite. Também houve uma rifa com sorteio de vários prêmios como TV, computador, câmeras e 6 mil reais, dentre outros.

A Missa foi um dos momentos mais importantes da Romaria. Na homilia, D. Xavier Gilles, bispo emérito da diocese de Viana, fez uma homilia em defesa do povo desfavorecido do Maranhão e contra o agronegócio, que, na visão dele, expulsa os quilombolas, ribeirinhos, camponeses e índios das terras onde vivem. “É um povo que quer vida digna e direitos respeitados no mundo que nos foi dado pelo criador”, disse.

D. Xavier destacou a corrupção como raiz de todo sofrimento e destruição, ressaltando que o dinheiro compra os poderes constituídos em detrimento dos pobres e sofredores. Ele fez pontuações precisas que diferenciam o nosso Deus e o “deus dinheiro”. “O nosso Deus é o Deus do amor, o dinheiro é o deus do egoísmo e do ódio. O nosso Deus manda repartir, o dinheiro manda ajuntar. O nosso Deus quer irmãos, o dinheiro quer concorrentes e inimigos. O nosso Deus quer a paz, o dinheiro quer o conflito. O nosso Deus quer preservação, o dinheiro quer destruição. O nosso Deus quer o serviço, o dinheiro quer o poder. O nosso Deus quer vida, o dinheiro quer morte”, ressaltou.

No encerramento de sua homili, D. Xavier conclamou o povo a se unir e lutar pelos ideais cristãos. “Precisamos formar o grande exército do Senhor que se coloque em marcha na luta contra a idolatria do dinheiro para que sejamos vencedores, pois assim a nossa dignidade, os nossos direitos respeitados e a vida esteja em nós”, destacou.

As apresentações das dioceses, pastorais e movimentos animaram a noite de vigília. Músicas, danças, vídeos, dentre outras formas de manifestação deram tom à noite que ficou pequena para tanta critividade. A defesa da natureza, a luta dos povos tradicionais pela da terra e a violência no campo foram os temas mais abordados nas apresentações. A diocese de Pinheiro, por exemplo, fez um memorial com várias cruzes e velas, lembrando os trabalhadores mortos e os ameaçados de morte nos conflitos agrários. A pastoral da juventude levou um cartaz de manifestação contra o extermínio de jovens.

A diocese de Brejo apresentou um vídeo mostrando a devastação ambiental da região e as mobilizações que estão acontecendo em resposta a esses problemas. Também foi apresentada uma música alusiva à realidade ambiental da região e que também faz uma homenagem aos quarenta anos da diocese. A música foi composta pela bernardense Mazé Meireles.

Uma caminhada de aproximadamente 4 km encerrou a 11ª Romaria da Terra e das Águas. Os romeiros saíram às 6h da concentração até o povoado Pequiá de Baixo, local mais atingido pela poluição atmosférica e pela contaminação das águas. Na chegada, D. Gilberto Pastana leu uma carta que resumiu os objetivos da romaria. Ele se mostrou entusiasmado com a presença maciça das pessoas e confiante de que a romaria tenha servido para incentivar a luta em defesa da vida e dos direitos.

A romaria foi preparada durante um ano por uma equipe de trabalho da CNBB NE 5. Uma cartilha foi confeccionada e trabalhada por toda a Igreja do Maranhão nas diversas comunidades, movimentos e grupos.

sábado, 3 de setembro de 2011

Abertas as inscrições para o batismo

Estão abertas as inscrições para os batizados do mês de setembro. Os interessados devem comparecer à secretaria paroquial, levando a certidão de nascimento da criança, juntamente com os nomes e endereços dos padrinhos.

Será realizada uma reunião de preparação no dia 17 de setembro, às 9h da manhã, no centro de catequese, ao lado da Igreja Mãe do Salvador. Os batizados serão realizados no dia 18 de setembro, pela manhã, na Igreja Santo Antônio.

Agradece,

Pastoral do Batismo