segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tem início peregrinação com a Mãe do Salvador


Começou neste sábado, 21, a peregrinação com a imagem da Mãe do Salvador. A caminhada de abertura começou por volta das 16h, partindo de Magalhães de Almeida para a comunidade Canaã. Logo após o momento com Maria, seguiu para Curralinho. Centenas de fiéis fizeram o trajeto de 7 km entre Magalhães de Almeida e a comunidade Curralinho, onde foi celebrada a primeira Missa da peregrinação. Para o retorno dos fiéis a Magalhães de Almeida, a Prefeitura disponibilizou dois ônibus.

Na manhã do dia seguinte, a comitiva seguiu para a comunidade Baixa de Salsa, onde foi celebrada a Missa na chegada. Devido à enchente, a imagem teve que atravessar de barco até a comunidade Murici para poder seguir para Alto Alegre e Trincheiras. Hoje a imagem vai pernoitar em Murici e amanhã segue para Touros e Boa Vista.

Este ano a comitiva da peregrinação é formada pelo por oito pessoas: Pe. Oriosvaldo, Nerilva, Sebastião, Mauro, Paulo Roberto e Elton John (Nonô). Claudio e Ânderson integram a comitiva nos finais de semana.

A devoção à Mãe do Divino Salvador, teve início nos anos 1990, com Pe. Waldenir Pires (SDS) que deu início à construção da Igreja Mãe do Salvador. A imagem chegou à paróquia em maio de 1996 para ficar na igreja recém-construída. A recepção por parte dos fiéis foi festiva e calorosa. No ano seguinte, a imagem passou a percorrer todas as comunidades, onde sempre foi recebida com homenagens e festa.

Em 2001, Pe. Isaque resolveu inovar e fazer a peregrinação em junho com a imagem de Santo Antônio, padroeiro da paróquia. Mas no ano seguinte, a peregrinação voltou a ser realizada com a Mãe do Salvador.
Um dos momentos mais esperados é o encerramento, quando a imagem sai da comunidade Melancias e volta ao seu santuário. A chegada em Magalhães de Almeida é acompanhada por milhares de fiéis e a cada ano que passa a festa com a Mãe do Salvador se torna mais sólida e viva no coração dos nossos paroquianos.
Saída de Magalhães de Almeida

Saída de Magalhães de Almeida

Chegada em Canaã

Missionárias da Mãe Peregrina recepcionam a Mãe do Salvador na comunidade  Santa Luzia (Canaã)

Saída de Canaã

Muita festa na chegada da imagem em Curralinho

A caminho para Baixa de Salsa

Chegada em Baixa de Salsa

terça-feira, 17 de maio de 2011

Confira a programação da visita da imagem da Mãe do Salvador às comunidades


Começa no próximo sábado a peregrinação com a imagem da Mãe do Divino Salvador. Serão 11 dias em que a imagem irá percorrer todas as comunidades da nossa paróquia e mais três da paróquia de São Bernardo (Porteirinha, Coqueiro e Pedrinhas). A Paróquia convida a todos de Magalhães de Almeida a participarem da caminhada de abertura, dia 21, e também da chegada, dia 31.

Desde o dia 12, o Pe. Oriosvaldo celebra nos setores da sede, começando pelo setor 1. Nesta quarta é o encerramento das missas nos setores, com a celebração no setor 7, na Vila Badá Coelho.

Confira abaixo o roteiro das visitas da comitiva da  peregrinação.

PEREGRINAÇÃO COM IMAGEM DA MÃE DO SALVADOR – MAIO DE 2011
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 – 15h: Saída de Magalhães de Almeida para Canaã. Na chegada, Momento com Maria.
                16h30: Saída para Curralinho. Na chegada, MISSA E LEILÃO.

Dia 22 – 07h: Saída para Baixa de Salsa. Na chegada, MISSA.
                14h00: Saída para Alto Alegre. Na chegada, Momento com Maria.
                17h00: Saída de Alto Alegre para Trincheiras. Na chegada, MISSA E LEILÃO.

Dia 23 – 15h: Saída para Murici.
                19h: Missa em Murici.
                21h: SHOW CATÓLICO em Murici.

Dia 24 – 07h30: Saída de Murici para Touros. Na chegada, MISSA.
                16h: Saída de Touros para Boa Vista.
                19h30: MISSA em Boa Vista e LEILÃO.

Dia 25 – 07h: Saída de Boa Vista para Aninga. Na chegada, MISSA.
                15h: Saída de Aninga para Bacuri.
                16h: Chegada em Bacuri.
                19h: MISSA em Bacuri.
                21h: SHOW CATÓLICO em Bacuri.

Dia 26 – 07h30: Saída de Bacuri para Nova Vila. Na chegada, MISSA.
                15h30: Saída de Nova Vila para Vargem Grande.
                16h: Chegada em Vargem Grande.
                19h30: MISSA. Logo após, Leilão.

Dia 27 – 07h: Saída para Férias. Na Chegada, Momento com Maria.
                08h30: Saída de Férias para Oitis. Na chegada, Momento com Maria.
                09h30: Saída de Oitis para Entre Ladeiras. Na Chegada, MISSA. Almoço em                        Entre Ladeiras.
                15h: Saída para Boa Esperança. Na chegada, Momento com Maria.
                16h: Saída para Alto do Cedro.
                16h30: Chegada em Alto do Cedro.
                19h: Missa em Alto do Cedro.
                21h: SHOW CATÓLICO em Alto do Cedro.

Dia 28 – 07h30: Saída de Alto do Cedro para Santa Maria. Na Chegada, MISSA.
                14h30: Saída (travessia de barco) para São João. Na chegada, Momento com Maria.
                15h30: Saída de São João para Porteirinhas.
                16h: Chegada em Porteirinhas.
                19h: MISSA.
                21h: Show Católico em Porteirinhas.

Dia 29 – 07h: Saída de Porteirinhas para Coqueiro.
                08h: Chegada no Coqueiro e MISSA.
                09h30: Saída de Coqueiro para Pedrinhas.
                10h30: Chegada nas Pedrinhas.
                14h: MISSA em Pedrinhas.
                15h30: Saída de Pedrinhas para Porto de Melancias.
                16h30: Chegada no Porto de Melancias.
                19h: Missa no Porto.
                21h: SHOW CATÓLICO.
Dia 30 – 08h: Encontro com Jovens.
                16h: Saída de Porto para Melancias.
                17h: Chegada em Melancias.
                19h30: MISSA E LEILÃO.

Dia 31 – 08h: Encontro com as crianças.
                15h: Saída de Melancias para Magalhães de Almeida.
                17h: Chegada em Magalhães de Almeida e MISSA de encerramento da Peregrinação.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Em nota CNBB questiona decisão do STF sobre união homoafetiva


Leia na íntegra a nota da CNBB, aprovada ontem pelos bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral. A entidade contesta a decisão do Supremo Tribunal Federal em dar aos casais homossexuais os mesmos direitos atribuídos à família tradicional. Em seus argumentos a CNBB afirma que o STF tomou uma decisão que cabe ao legislativo.

"Nós, Bispos do Brasil em Assembleia Geral, nos dias 4 a 13 de maio, reunidos na casa da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar e esclarecer a respeito da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Saudamos todas as famílias do nosso País e as encorajamos a viver fiel e alegremente a sua missão. Tão grande é a importância da família, que toda a sociedade tem nela a sua base vital. Por isso é possível fazer do mundo uma grande família.

A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a família é o âmbito adequado para a plena realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.

As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358).

As uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família descaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incomparável, além de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto têm o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.

É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.

A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa.

Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasileiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.

Aparecida (SP), 11 de maio de 2011
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente da CNBB
Arcebispo de Mariana - MG
Dom Luiz Soares Vieira
Vice Presidente da CNBB
Arcebispo de Manaus - AM
Dom Dimas Lara Barbosa
Secretário Geral da CNBB
Arcebispo nomeado para Campo Grande - MS

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aberta a 49ª Assembleia da CNBB


QUA, 04 DE MAIO DE 2011
Precisamente às 9h20 da manhã, no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, abriu solenemente a 49ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece de 4 a 13 de maio, e reúne ao todo 456 pessoas.
Em seu pronunciamento de abertura, dom Geraldo Lyrio agradeceu à Companhia de Jesus por ter recebido a CNBB, em Itaici, desde a 14ª Assembleia Geral, em 1974, até a 47ª, em 2009. “No casarão da Vila Kostka, os Jesuítas sempre nos acolheram com espírito eclesial e nos serviram com dedicação e amor”. Além disso, dom Geraldo destacou como “acertada” a decisão de mudar para Aparecida. “Acertada foi a decisão de virmos nos reunir aos pés da Padroeira do Brasil. Acolhidos sob seu manto materno, experimentaremos o fervor dos romeiros que acorrem ao Santuário Nacional, e aqui poderemos vivenciar experiência semelhante à dos Apóstolos que, com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos no cenáculo de Jerusalém aguardando a vinda do Paráclito”.
Dom Geraldo, ao final, invocou a Santíssima Trindade e “implorando a intercessão da Mãe Aparecida”, declarou aberta a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Após as palavras do presidente da CNBB, o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, saudou a todos presentes, em nome de todos os cidadãos de Aparecida, e afirmou que a cidade está “honrada e feliz com a presença dos bispos do Brasil”.
O reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padre Darci José Nicioli, fez uma apresentação das futuras instalações para as próximas Assembleias da CNBB. Segundo o padre, uma área de 180 mil metros quadrados, chamada de “Cidade dos Romeiro”, foi adquirida e estão sendo construídas as novas instalações para as futuras assembleias. “Para esta assembleia (2011) foram feitas algumas modificações no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida. Já para 2012 os senhores terão acomodações mais específicas e mais confortáveis”. Segundo o padre Nicioli, a “Cidade dos Romeiros” está definitivamente pronta no ano de 2017.
O cardeal e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, em nome da arquidiocese e do Santuário Nacional agradeceu a presença dos bispos e de todos os colaboradores, e disse se lembrar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, que aconteceu em Aparecida, em 2007, que contou com a presença do papa Bento XVI. “Eu sinto o clima aqui favorável, como senti com 5ª Conferência. Sei que teremos uma assembleia memorável”, disse.
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, encerrou a cerimônia de abertura. Ele agradeceu o convite feito pela Presidência da CNBB em participar da Assembleia, e em sua fala, o núncio apostólico agradeceu ao “anfitrião” dom Damasceno por toda hospitalidade e acolhida. Além disso, dom Lorenzo invocou a proteção de Nossa Senhora Aparecida “para que os trabalhos que visam o bem da Igreja corram bem para os próximos quatro anos”, fazendo uma lembrança desta assembleia que é eletiva.
Fonte: Portal da CNBB

terça-feira, 3 de maio de 2011

Diocese de Brejo tem três novos vocacionados

Café da manhã com vocacionados
A diocese de Brejo ganhou três novos vocacionados: Cosme, Raimundo e Marcos. Os dois primeiros são da paróquia Nossa Senhora da Natividade (Urbano Santos) e o último da paróquia Nossa Senhora das Dores (Chapadinha).
Na próxima segunda (09/05) os jovens seguem para as paróquias onde farão experiência vocacional. Cosme será acompanhado pelos Padres Isaque e Fábio, de Tutoia; Marcos irá para São Bernardo, onde será acompanhado pelo Mons. Maurício e pelo Pe. Flávio; e Raimundo será supervisionado pelo Pe. Manoel, em Barreirinhas. O promotor vocacional da diocese, Pe. André Nivaldo, também vai acompanhar a caminhada dos vocacionados. Ao final do ano, os três receberão o parecer dos padres que os acompanharam. Caso sejam aprovados irão fazer a prova para admissão ao seminário.
Perfil
Os jovens estiveram ontem e hoje de passagem por Magalhães de Almeida, acompanhados pelo Pe. Orlando. Eles vieram a Santa Quitéria para a entrevista com o promotor vocacional e dormiram em nossa paróquia. O Paraquiademagalhaes colheu um pouco do perfil dos vocacionados.
Cosme Ferreira
Cosme Mendonça Ferreira tem 19 anos. Natural e residente de Urbano Santos (MA), ele foi coordenador do Ministério Jovem da RCC de sua paróquia. Sua motivação é a vontade de se doar por inteiro no serviço do reino de Deus.
Raimundo Nonato
Raimundo Nonato Araújo Santos, de 22 anos, é também natural e residente de Urbano Santos (MA). Ele já foi coordenador do grupo de acólitos e tem na Eucaristia a motivação para “servir inteiramente na messe do Senhor”. Raimundo conta que se inspira no Papa João Paulo II, beatificado no último domingo.
Marcos Almeida
Marcos da Costa Almeida, tem 19 anos, é nascido e criado em Chapadinha (MA). Segundo ele, o carisma missionário o motivou a buscar o caminho do sacerdócio. O jovem faz parte do grupo de acólitos de sua paróquia e espelha no Pe. Antônio, que esteve até novembro de 2010 em Chapadinha.
Rezemos para que estes jovens sigam firmes no propósito de servir a Deus através do sacerdócio e que outros tenham a coragem e o discernimento necessários para seguir a vocação sacerdotal.