quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal é celebrado com missas nos setores

O encerramento das novenas de natal este ano nos setores da sede está sendo celebrado com a santa Missa. Entre os dias 20 e 23 de dezembro o padre Oriosvaldo está celebrando nos "quatro cantos da cidade". A primeira Missa foi celebrada no CRAS, 20/12, na Vila Neto Carvalho, abrangendo os setores 2 e 7. Ontem a Eucaristia aconteceu no setor 1, na Gaveta. Hoje será celebrada a missa para os setores 4, 5 e 6, na Avenida Getúlio Vargas, na praça próxima ao comércio do Antônio Maria Ferreira. Amanhã, 23/12, será a vez do setor 6, com a Missa na quadra esportiva da Vila Badá Coelho, próxima ao posto Triângulo.
Dia 24 e 25 as Missas ocorrerão na Igreja Mãe do Salvador e nas comunidades Melancias e Curalinho.
Consulte mais informações na Agenda Paroquial.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Deus cumpre suas promesas. E nós?

O Natal se aproxima, e mais uma vez celebraremos o nascimento de Jesus, o Messias prometido. Todo ano é assim, aguardamos com grande expectativa esse momento. Na liturgia de ontem, ouvimos que  Deus promete um sinal através do profeta: "Eis que uma virgem conceberá e dará a luz a um filho que se chamará Emanuel, Deus Conosco". E esta promessa se cumpre, como também ouvimos no evangelho de São Mateus.

Para nós cristãos é muito importante esse momento, celebrar e festejar o nascimento de Jesus. Falamos de paz, de solidariedade, de amor, estreitamos os laços familiares, organizamos belas ceias, damos presentas, desejamos votos e até fazemos promessas de melhorar nossas atitudes. Tudo isso é muito bom e oportuno. O espírito natalino é uma maravilha. O problema é que na maioria das vezes ficamos só no discurso. E, ao passar o natal, continuamos as mesmas pessoas, com os mesmos pensamentos, com as mesmas atitudes quem nem sempre são cristãs.

Como já disse, Deus é fiel e cumpre suas promessas. A maior delas foi enviar seu Filho unigênito para nos libertar do pecado e nos dar a salvação. Já nós ainda estamos um pouco distantes de cumprir as nossas promessas, pois precisamos ultrapassar a linha das boas intenções.

É chegada a hora de darmos um sim mais profundo a Deus, a exemplo do sim de Maria e do sim de José. O Advento, o Natal e as demais festas litúrgicas são mais uma oportunidade que Deus nos dá de aderirmos ao seu projeto de salvação.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Advento: tempo de vigília

Imagem do site
 http://www.coracaodemaria.org.br/
No domingo passado começamos mais um ano litúrgico, o ano A, do evangelho de São Mateus. A cada ano que chega renovamos a fé e a esperança no Senhor Jesus. É advento, tempo de espera, tempo de vigília, de expectativa, é o Senhor que vai chegar. Essa vigília tem dois aspectos: a espera pelo natal e também pela segunda vinda de Jesus. O próprio Cristo nos adverte: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mt 25,13).

Mas afinal, como deve ser essa espera? O que é essa vigília? Certamente cada um responderia de uma forma e teríamos assim inúmeras respostas que não iriam fugir do sentido verdadeiro. Mas é importante atentar para um aspecto principal, a vivência do evangelho. É na prática do evangelho que estaremos vigiando. Jesus diz que o homem sábio é aquele que constrói a sua casa na rocha, isto é, que ouve as palavras de Cristo e as põe em prática. Fazendo assim, nada irá derrubar sua casa.

As palavras de Jesus são para deixar-nos sempre alerta, pois Ele não nos quer longe de sua graça. Todo dia é dia deve ser um advento para nós. Cabe sempre as perguntas: eu pratico o evangelho? Eu vivo a misericórdia, o perdão, a fé, a união? Eu pratico a justiça que Cristo me ensinou? Será se o que faço é o bastante? Às vezes cumprimos parte de nossa missão e já pensamos que fazemos tudo e que por isso somos dignos de alcançar a salvação eterna.

É preciso ter cuidado com essa zona de conforto, porque em muitos momentos Jesus passa perto de nós e não o enxergamos. Estamos tão preocupados com o Cristo todo poderoso, enquanto ele se aproxima de nós como o mais humilde dos seres. Ele está nos pobres, nos humildes, nos que choram, nos que clamam por justiça. Por isso é que não se pode pensar um cristianismo destituído da caridade, do amor fraterno, da justiça.

Olhando o exemplo dos santos e principalmente do próprio Cristo, nós vemos a verdadeira dimensão do amor, que não se limita a palavras bonitas, mas traz para a vida o sentido e as consequências dessas palavras. Como Jesus diz, não basta dizer Senhor, Senhor. É preciso vivenciar sua palavra. Nós, se nos colocamos como servos Deus e seguidores de Cristo, devemos dizer sempre a nós mesmos: não estou com "essa bola toda" pois fiz apenas o que devia fazer, ou pior, nem isso. O advento litúrgico acaba no domingo anterior à celebração do natal, porém, o advento como vigília constante da nossa conduta deve continuar sempre.