domingo, 26 de setembro de 2010

Reflexão do evengelho do dia 26.09.2010

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia, depois Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homílias sobre o Evangelho de Mateus, n°50, 3-4 (a partir da trad. breviário)

Reconhecer Cristo no pobre

Queres honrar o Corpo de Cristo? Então não O desprezes nos seus membros, isto é, nos pobres que não têm que vestir, nem O honres no templo com vestes de seda, enquanto O abandonas lá fora ao frio e à nudez. Aquele que disse: «Isto é o Meu Corpo» (Mt 26, 26), e o realizou ao dizê-lo, é o mesmo que disse: «Porque tive fome e não Me destes de comer» (cf. Mt 25, 35); e também: «Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer» (Mt 25, 42.45). Aqui, o corpo de Cristo não necessita de vestes, mas de almas puras; além, necessita de muitos desvelos. [...] Deus não precisa de vasos de ouro, mas de almas que sejam de ouro.

Não vos digo isto para vos impedir de fazer doações religiosas, mas defendo que simultaneamente, e mesmo antes, se deve dar esmola. [...] Que proveito resulta de a mesa de Cristo estar coberta de taças de ouro, se Ele morre de fome na pessoa dos pobres? Sacia primeiro o faminto, e depois adornarás o Seu altar com o que sobrar. Fazes um cálice de ouro e não dás «um copo de água fresca»? (Mt 10, 42). [...] Pensa que se trata de Cristo, que é Ele que parte errante, estrangeiro, sem abrigo; e tu, que não O acolheste, ornamentas a calçada, as paredes e os capiteis das colunas, prendes com correntes de prata as lâmpadas, e a Ele, que está preso com grilhões no cárcere, nem sequer vais visitá-Lo? [...] Não te digo isto para te impedir de tal generosidade, mas exorto-te a que a acompanhes ou a faças preceder de outros actos de beneficência. [...] Por conseguinte, enquanto adornas a casa do Senhor, não deixes o teu irmão na miséria, pois ele é um templo e de todos o mais precioso.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Paróquia se inscreve no Vozes da Igreja

A nossa paróquia se inscreveu no concurso Vozes da Igreja, promovido pela TV Aparecida. Cada paróquia deve compor uma música e enviar para o programa. As dez finalistas irão em caravana a Aperecida do Norte participar do programa e a vencedora levará o prêmio de R$ 10.000,00 para investir na comunidade.
Mas para chegar até lá é preciso mostrar unidade e participação de todos. Conta pontos para a paróquia se seus membros se increverem no site e mostrarem participação.
A paróquia Santo Antônio já tem seu blog no site Vozes da Igreja. Entre lá, se inscreva, faça parte do nosso perfil e participe. Para criar um perfil, entre no site ou clique aqui: http://www.vozesdaigreja.com/comunidades/register e registre-se. Vamos fazer uma bela música pra Nossa Senhora.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fique informado da agenda paroquial

"O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles". (Lc. 6,31)

          O evangelho de hoje é com certeza um dos maiores desafios do cristão, buscar de si mesmo o que se exige dos outros. Como fazer o bem a quem nos faz o mal? Como rezar pelos que nos caluniam? Como ser solícito a quem nos prejudica? São questionamentos que a razão humana dificilmente irá compreender. Em tempos de "toma lá, dá cá", impera a lei da reciprocidade, seja para o bem, seja para o mal. Nesse sentido, este evangelho parece algo distante da nossa realidade, até mesmo dos que já estão há anos na igreja.
          Aos olhos de muitos, soam injustas as palavras de Jesus. É como se tivéssemos que ir contra nossas próprias limitações, que não admitem insultos. Na verdade, Jesus nos coloca diante de um desafio que contraria toda lógica de vingança. O que parece absurdo diante dos homens é sabedoria diante de Deus. Dessa forma, as palavras de Jesus tem um propósito básico: que saibamos compreender as fraquezas do próximo e, a partir daí, façamos aquilo que gostaríamos que fizessem conosco.
          Compreensão. Está aí talvez a palavra-chave para não reagirmos sempre com vingança a quem nos faz mal. Pensar porque fulano fez o que fez, disse o que disse ou agiu de determinada forma, seria o princípio básico da compreensão. Se colocar no lugar do outro, ou mesmo reconhecer as diferenças de comportamento, cultura, personalidade etc, nos ajudaria bastante nesse processo.
          Tudo se resume nessas palavras: "O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles". (Lc. 6,31). Com essas palavras, Jesus amplia o provérbio popular que diz: "não façais aos outros aquilo que não quereis que façam a você", dando  uma dimensão muito mais profunda. Ao invés de apenas ensinar a não fazer o mal, Jesus nos ensina a fazer bem a todos, até mesmo a quem nos persegue. O prórpio Cristo deu exmplo quando, na cruz, perdoou os seus torturadores. Portanto, buscar seguir o evangelho de hoje é a maior expressão de liberdade que poderíamos ter, pois sairíamos do óbvio e viveríamos a essência do cristianismo, o amor.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dom Valdeci acerta visita a Magalhães de Almeida

Em reunião, na manhã desta quarta-feira, dom Valdeci e pe. Oriosvaldo acertaram a data da primeira visita do novo bispo à nossa paróquia. Será entre os dia 12 e 14 de novembro deste ano. Na ocasião, dom Valdeci irá ministrar palestras e realizar crismas na sede e nas comunidades.
Aguarde. Em breve será divulgada a programação com o roteiro da visita de dom Valdeci a Magalhães de Almeida.